A versatilidade do Plafon – dicas e inspirações

 em Dicas de Iluminação

Veja algumas dicas de aplicações e inspirações com plafons

 

Quando se trata de iluminação, o Plafon é uma das peças mais versáteis. São infinitos modelos, materiais e cores. Eles podem ser usados em todos os ambientes da casa, se adaptando a qualquer tendência decorativa, sendo básica ou mais arrojada.

A grande vantagem da luminária tipo plafon para a decoração residencial ou comercial é sua capacidade de gerar uma luz geral e homogênea, podendo iluminar o ambiente de forma mais completa. Toda planta possui pelo menos um ponto central de luz em cada ambiente, e é por isso que os plafons são os mais comuns nos projetos arquitetônicos e é considerado um item básico.

 

Plafon Embutido x Plafon Sobreposto

Existem duas modalidades de plafons. O Plafon Embutido pode ser instalado em forro de gesso, PVC ou madeira. Já o Plafon Sobreposto é instalado diretamente no teto.

Ambos são elementos que permitem uma excelente composição para a decoração de qualquer ambiente. A escolha de cada modalidade irá depender do estilo e facilidade para a manutenção. Vale a pena também agregar pontos de luz com abajur ou spot, para tornar a iluminação do seu ambiente mais completa e especial.

Plafons com luz de Led são muito usados, por proporcionar grandes vantagens para a economia no consumo de luz. A aplicação do dimmer – dispositivo que controla a carga de energia, variando a intensidade da luz – também é um excelente recurso para deixar a iluminação ainda mais funcional.

Ainda existem modelos de Plafons de luz difusa, composto por um tecido, acrílico ou vidro,  que vai suavizar a irradiação luz. É indicado para ambientes que precisam de iluminação geral, como a sala de estar.

Os Plafons de luz indireta, são modelos que escondem a lâmpada, fazendo com que a irradiação da luz seja rebatida, para então iluminar o ambiente. Locais de descanso como quartos são ótimos lugares para esses modelos, por não causar desconforto quando se olha para a luminária no teto.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário