A iluminação correta para cada ambiente da casa

 em Dicas de Iluminação

A iluminação certa é a responsável pela valorização da sua decoração, sendo capaz de transformar o ambiente radicalmente. Ela não deve atender apenas um apelo estético, mas, principalmente, considerar a usabilidade de cada ambiente da casa. Confira essas dicas fundamentais para a iluminação de cada ambiente da sua casa.

Decorar é um conjunto de ações, e a iluminação é um item importante deste conjunto.

A iluminação ideal para a sala de jantar

A sala de jantar é um ambiente social, onde anfitriões e visitas compartilham momentos, logo, a iluminação deve proporcionar conforto para este tipo de interação. A mesa é o foco principal da sala de jantar, por isso é um bom local para usar uma luminária pendente.

Lustres são peças de destaque que podem dar mais elegância para seu ambiente. Uma dica importante é ter uma distância de 70 cm a 60 cm da mesa, assim, você terá a iluminação adequada para refeições.

Para completar, use outros pontos de luz para destacar itens como quadros, vasos e outros objetos decorativos aproveitando o ambiente todo.

A iluminação ideal para a sala de estar

Um espaço descontraído como a sala de estar merece uma iluminação que proporcione conforto. A luz difusa, e bem distribuída pelo ambiente vai valorizar móveis e objetos. Luminárias suspensas, spots, embutidos e plafon dão margem para a criatividade. É claro, a escolha do item de iluminação vai depender da forma como ele harmoniza com o espaço, suas cores e móveis.

A iluminação ideal para o banheiro

É importante que a iluminação do banheiro seja uniforme e clara o suficiente para facilitar a visualização na hora dos cuidados pessoais, e ao mesmo tempo proporcionar conforto para um banho relaxante. A bancada merece luz frontal, e as arandelas nas laterais são muito indicadas para não haver sombra.

A iluminação ideal para o quarto

Por ser um ambiente de relaxamento, a iluminação do quarto pode ser uniforme e indireta, de modo que não ofusque a visão quando se estiver descansando na cama. Luzes de apoio como arandelas e abajures são indicadas para quem tem o hábito de ler antes de dormir. Spot ou embutidos próximos ao roupeiro e espelhos também são uma boa opção, mas sempre cuidando com suas posições para não fazer sombra e dificultar a visão.  

A iluminação ideal para a cozinha

A cozinha é um ambiente de trabalho, por isso, deve ser bem iluminada. Uma boa alternativa é usar plafons com lâmpadas luminescentes em vários locais, com luz direcionada em cima do balcão, fogão, pia, e demais locais de uso.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário